Estamos Online!
27/09/2019 0 comentários

Hidrante é um sistema importante utilizado em edifícios ou estabelecimentos comerciais e industriais. É um ponto de tomada de água onde há uma saída simples ou duas com válvulas angulares e adaptores, mangueiras de incêndio, tampões e demais acessórios.

manutenção de hidrantes é muito importante, visto que assegura seu desempenho e funcionamento ágil. A manutenção de hidrantes pode ser corretiva ou preventiva.

OS TIPOS DE MANUTENÇÃO DE HIDRANTES

Os seguintes procedimentos são aplicados na manutenção de hidrantes: reparos em válvulas, eliminação de possíveis vazamentos na tubulação, limpeza de registro, testes hidrostáticos nas mangueiras. 

A manutenção preventiva em hidrantes é considerada a melhor opção, pois se trata da correção anterior e qualquer falha inesperada que possa surgir. Ao passo que a manutenção de hidrantes corretiva pode causar interferências na atividade desenvolvida e acarretar danos ao funcionário e à máquina.

manutenção de hidrantes preventiva apresenta uma série de ações que colaboram para que a correção do equipamento seja plena e de alta qualidade. 

Onde for encontrada uma falha mais grave, a manutenção de hidrantes preventiva conta com a reposição total ou parcial do equipamento. Ademais, esta ação dispõe de cuidados com os arredores do local do hidrante. Por isso, a norma estabelece alteração de sinalizações, a apuração do funcionamento de cada acessório e a reposição em abrigos.

O sistema de hidrantes, em resumo, deve passar por uma manutenção que garanta seu funcionamento pleno em todas as válvulas angulares e de abertura, válvulas de controle seccional, mangueiras de incêndio, esguichos, integridade física dos abrigos, tubulações, sinalizações utilizadas nos pontos, dispositivos de controle de pressão no interior das tubulações, o bom funcionamento de todos os medidores e intrumentos, ligações elétricas, etc.